Doctoralia - agenda consulta

terça-feira, 3 de abril de 2012

MITOS E VERDADES - VARIZES


Mito: Usar salto alto causa varizes?
Não. Porém o uso diário de salto alto por um tempo prolongado poderá dificultar o bombeamento do
sangue nas pernas, facilitando o surgimento do quadro de varizes. Por essa razão, é importante
alongar as panturrilhas antes e depois de usar salto e variar com saltos mais baixos durante a semana.

Mito: A musculação causa varizes?
Uma das principais causas das varizes é o sedentarismo e os exercícios ajudam a prevenir, pois
estimulam a circulação do sangue e evita o aparecimento de veias doentes. Porém se você já sente os sintomas de varizes, visite um especialista para que ele possa te auxiliar antes de iniciar qualquer
pratica de atividade física e indicar as mais adequadas de acordo com o seu exame físico.

Mito: Existem cremes que eliminam as varizes?
Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada. O que existem são cremes que podem aliviar alguns dos sintomas.

Mito: A cirurgia de varizes é arriscada?
Com os avanços de pesquisas e tecnologia, o procedimento está cada vez mais seguro e eficiente. A retirada de cada veia doente é feita com um pequeno orifício e a anestesia é controlada por equipamentos que monitoram o sono do paciente.

Mito: Ao retirar as veias com a cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada? 
Ao retirar as veias doentes a circulação irá melhorar com tempo, pois o sangue irá fluir através de outras veias mais saudáveis. As veias retiradas (doentes) não farão falta ao organismo.

Mito: Depilação causa varizes?
Não há nenhum dado científico que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes. As varizes podem aparecer por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos não saudáveis.

Mito: Cruzar as pernas causa varizes?
Não. Porém se você tiver tendências hereditárias ou permanecer durante muito tempo sentado ou em pé, ao cruzar as pernas vocês estará ajudando a obstruir o fluxo sanguíneo. Evite ficar na mesma posição durante longos períodos.

Verdade: As varizes voltam depois de operar?
Sim. As mesmas varizes tratadas cirurgicamente nunca voltam. O que pode acontecer é de outras veias dilatadas aparecerem em outras regiões devido herança genética ou  hábitos não saudáveis .
Para evitar que novas varizes apareçam converse com o seu Angiologista e faça um tratamento
preventivo de varizes. A manutenção regular evita que ocorram recidivas.

Verdade: As varizes são um problema genético?
Se seus pais têm varizes, há mais chances de que você venha a sofrer com o problema a herança é principalmente materna.

Verdade: As meias elásticas ajudam na circulação?
Elas podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue, se forem apropriadas para a sua perna. O ideal é que a meia seja indicada por seu médico, jamais compre sem orientação. ALERTA  MEIAS MAL INDICADAS EM PACIENTES COM CIRCULAÇÃO ARTERIAL DIMINUÍDA PODE LEVAR A SÉRIOS PROBLEMAS DE DIMINUIÇÃO DA CIRCULAÇÃO NO MEMBRO. CONSULTE SEU MÉDICO PARA SABER SE VOCÊ PODE USÁ-LAS.

Verdade: A alimentação influencia na formação de varizes?
Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção do peso adequado, o que, por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas. Pessoas que estão acima do peso colocam “carga extra” nas veias das pernas.

Verdade: As mulheres têm mais chance de desenvolver varizes do que homens?
Estudos dizem que as mulheres costumam ter de duas a três vezes mais varizes do que homens. Devido a fatores hormonais. Muitas vezes homens que pegam cargas excessivas no trabalho podem desenvolver tanto quanto as mulheres com maior facilidade varizes.

Verdade: A gravidez provoca varizes?
Devido à alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes (os outros são: ingestão de hormônios femininos, seja por reposição, seja por anticoncepcionais, genética e excesso de peso).

Verdade: Viagens muito longas criam o ambiente propício para a formação de varizes? 
Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade do sangue da perna em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue (que por sua vez podem causar TVP ou embolia pulmonar). A dica é se hidratar e movimentar as pernas, com pequenas caminhadas ou o movimento de “sobe e desce” com o tornozelo e os pés, ou alongamento.
Você também pode consultar-se com um médico e verificar se é possível utilizar meias elásticas durante a viagem. Assim sendo estase é um dos fatores que podem levar as varizes.

Verdade: As varizes podem levar à trombose?
Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes (dilatação das veias), existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP). A tríade básica da trombose é estase - na variz (veia dilatada), lesão na parede vascular, hipercoagulabilidade.

Verdade: Anticoncepcional causa varizes?
Sim. Porque provoca alteração hormonal, uma das causas das veias doentes (teleangiectasias).
Os altos níveis de Estrogênio das pílulas anticoncepcionais aumentam a chance de varizes, pois alteram o funcionamento das válvulas do interior das veias. Se você precisa de contraceptivos e já apresenta varizes ou já realizou o tratamento, consulte  seu médico sobre melhores opções e/ou outros métodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário